PREFEITURA anuncia "CHIPAGEM" e Serviço de Resgate 24 h de ANIMAIS SOLTOS nas ruas.
ZOONOSES EM AÇÃO!!!
CMIC, 12/07/19 - No último dia 3/7, em reunião com proprietários de animais de médio e grande porte, a Prefeitura Municipal de Ilha Comprida, através da Diretora do Departamento de Saúde, Vanessa Cristina Gimenes de Melo, anunciou que realizará ronda preventiva e o serviço de resgate e apreensão dos animais em situação de maus tratos ou soltos nas ruas do município e ainda reforçou a obrigatoriedade da "chipagem" de 100% dos animais.
“O objetivo desse trabalho é promovermos a segurança no trânsito com nenhum animal solto nas vias públicas, ao mesmo tempo que representa o investimento no bem estar animal, já que muitos proprietários mantém seus animais soltos, expostos ao sol, chuva, sem alimento e água, configurando maus tratos. Não queremos prejudicar ninguém e nem impedir a criação desses animais, mas a posse precisa ser responsável. Contamos com apoio de todos” (Vanessa Melo).
Para a criação de animais de médio e grande porte no município, é necessário área cercada, já que mantê-los em cordas – de acordo com legislação nacional – é proibido. “Com cordas, eles ficam vulneráveis, podem escapar, podem se enrolar e se enforcar, como aconteceu recentemente, e podem causar acidentes , como também aconteceu recentemente e envolveu uma pessoa cadeirante”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Silvia da Silva Rios.
Atendimento 24 h
O novo serviço começou no dia 01/07 e está disponível à população durante as 24 h. e obedece à determinação legal das Leis 1381/17 (de autoria da Vereadora Andressa Ceroni), 1496/18 (de autoria do Vereador Roberto Frajola) que disciplinam a posse de animais de médio e grande porte no município (bovinos, equinos, ovinos, caprinos e suínos), além de leis estaduais e nacionais que versam sobre maus tratos.
Segundo Vanessa, todos os animais devem ser obrigatoriamente "chipados" pela Vigilância. “A 'chipagem' – feita por nosso médico veterinário – é essencial para, em caso de problemas, identificarmos os proprietários, já que legalmente são os responsáveis por acidentes provocados pelos animais nas vias públicas”.
A ação na área de zoonoses conta com parceria dos Departamentos de Fiscalização e Trânsito. Os animais apreendidos nas vias públicas ou em situação de maus tratos serão encaminhados para as baias do Serviço de Zoonoses . Os proprietários terão prazo de três dias ( podendo chegar a dez dias) para retirá-los , mediante pagamento de multa, estadia do animal, consulta veterinária e tratamento. Após esse prazo, os animais entrarão para adoção.
ZOONOSES - ATENDIMENTO 24 H.
(13) 3842-3721 - (13) 9-9734-7251