Prefeitura anuncia ações de limpeza das praias, instalação da escultura da baleia no Viaréggio e campanha "Compartilhe Boas Ideias".
Sustentabilidade
CMIC, 27/05/21 - Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o município anuncia uma série de ações para o mês de junho, em parceria com ongs, associações e projetos ambientais do município. Entre os dias 1 e 4/06, integrantes do Projeto Guadu – Guardiões das Dunas farão ações de limpeza das praias e colocação de placas ambientais na área Sul.
No sábado 05/06, a SOS Pinguim, a União de Balneários da Ilha Comprida Viaréggio e adjacências (UBIC) instalarão a escultura de baleia (para recolhimento de recicláveis) ao lado do Quiosque da Jurema, no Balneário Viaréggio.
A Divisão Municipal de Meio Ambiente da ilha Comprida (DMAIC) também anuncia a Campanha “Compartilhe Boas Ideias” para o engajamento da população em boas práticas de conservação ambiental. Se você tem alguma prática ambiental que quer compartilhar e compor um painel de ideias (posteriormente disponibilizado no Site da PMIC) encaminhe sua sugestão, receita, ideia, fotos no inbox do Facebook "Cidade de Ilha Comprida". A DMAIC também divulgará as práticas ambientais para o dia a dia sustentável.
"É muito importante o engajamento da comunidade nas ações ambientais para que as boas práticas e experiências possam se multiplicar ." (Daniela Peitl, Div. de Meio Ambiente da PMIC)
Entre as ações da Semana do meio Ambiente está a instalação (05/06) da escultura de uma baleia feita pelo artista plástico Félix em estrutura de ferro galvanizado (com tratamento contra ferrugem) e materiais recicláveis (instalada às 9h, ao lado do quiosque da Jurema, no Balneário Viaréggio). Essa escultura é resultado da parceria entre a ONG SOS Pinguim e a União de Balneários da Ilha Comprida Viaréggio e adjacências (UBIC) e tem o objetivo de conscientizar moradores e visitantes sobre a importância da limpeza das praias
O Técnico Ambiental e Florestal, presidente da SOS Pinguim, Cristian Negrão, anunciou também no Viaréggio a instalação de cinzeiros ambientais para a coleta de bitucas, um tambor para recolhimento de tampinhas de garrafas e lacres de latas de cerveja (para troca por cadeiras de roda) e também a instalação recipiente para a coleta de óleo de cozinha usado.
“Queremos alertar para o impacto direto do lançamento de lixo no Meio Ambiente e na morte de animais marinhos.” (Cristian Negrão - Pres. SOS Pinguim)
Em outra ação ambiental, a coordenadora dos grupos de artesanato do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Darci Pupo, anuncia a instalação de placas de conscientização ambiental nas entradas das praias da área Sul, confeccionadas pelos artesãos do município, a partir de materiais encontrados nas praias.
No Juruvaúva, integrantes do Projeto Guadu (Guardiões das Dunas), realizarão de 1 a 4 de junho, a limpeza aproximadamente de 17 km de praias do lado sul da cidade. Cada integrante receberá sacos de lixo e limpará a praia em frente sua casa. Na sexta-feira (04/06) haverá limpeza e colocação de placas na Barra do Teodoro e no sábado (05/06), a população pode acompanhar pelo Facebook "Cidade de Ilha Comprida" a exposição virtual "Arte que veio do Mar" instalada na horta comunitária do Juruvaúva.
Fonte: Site da PMIC (adaptado)