Pesquisadora da UNICAMP apresentou pesquisa realizada junto a comunidade da Ponta da Praia.
MAPEAMENTO AMBIENTAL
PARTICIPATIVO (MAP)
CMIC, 02/09/19 - A pesquisadora Viviane Gomes de Araújo, da Unicamp, apresentou a comunidade local, neste sábado (30/08), o resultado de suas pesquisas realizadas durante os anos de 2017 e 2018 junto a população do Balneário Ponta da Praia.
A pesquisa realizada seguiu similitude ao trabalho que foi realizado em nossa cidade pela pesquisadora Valesca Santos, no ano de 2012, junto a comunidade de Pedrinhas.
Viviane apresentou o “Mapeamento Ambiental Participativo na Ponta Norte” e trouxe parte do material da pesquisa, que inclusive foram produzidos pela própria comunidade nas reuniões diagnósticas realizadas a época e puderam ser manuseadas durante esta apresentação.
A pesquisa analisou as etapas iniciais do Mapeamento Ambiental Participativo (MAP) voltado para a identificação de riscos ambientais em nossa cidade, sendo este mapeamento uma forma de valorização do conhecimento de diversos seguimentos da sociedade, os quais são úteis para a preservação ambiental de locais onde é aplicado.
Em síntese o trabalho apresentado, teve por objetivo:
- a identificação e organização do conhecimento da população e da sociedade civil de Ilha Comprida sobre os riscos e problemas ambientais presentes no município, sobretudo nas áreas onde apresentam conflitos de uso e ocupação, através da realização do método de Mapeamento Ambiental Participativo;
- entender as relações entre a dinâmica ambiental e a dinâmica populacional, buscando identificar e analisar os riscos ambientais e naturais presentes na APA Ilha Comprida e como estes afetam a área de estudo, sua população e sua biodiversidade;
Subsidiaram estes objetivos:
- o levantamento histórico de ocupação geral do município de Ilha Comprida (SP);
- a realização do levantamento bibliográfico acerca do conceito de riscos e sobre sua classificação;
- o levantamento histórico de Mapeamento Ambiental Participativo no estado de São Paulo.
A pesquisa teve a orientação e apoio de renomados pesquisadores sobre a nossa região, especialmente a Profa. Dra. Regina Célia de Oliveira (orientadora-Unicamp); Prof. Dr. Salvador Carpi Júnior (coorientador-Unicamp); Dr. João dos Santos Vila da Silva (apoio - Embrapa Informática Agropecuária) e do Doutorando Edson Antonio Mengatto Junior (apoio-Unicamp).
(a esq. Me. Edson, Prof. Dr. Salvador, Viviane, Carioca e Dr. João)