Lagoa ‘Parque Linear’ recupera a balneabilidade total.
MAPA DA BALNEABILIDADE
Nas mais recentes análises laboratoriais mensais (18/08 a 15/09) realizadas pela Cetesb, foi constatada que a Lagoa “Parque Linear” (popular Lagoa da Rodoviária) retornou a sua normalidade no que tange a sua balneabilidade (bandeira verde). Esse indicador garante que os parâmetros biológicos analisados estão dentro da normalidade estabelecidos na legislação vigente e que o uso da mesma para atividades aquáticas não traz nenhum risco a munícipes e turistas.
Em análise anterior a presente, conforme noticiado neste site, pela primeira vez tivemos a localidade classificada como bandeira vermelha, o que acarretava certas restrições para o seu uso recreativo.
A alteração da balneabilidade da localidade pode ter sido ocasionada em decorrência de um período cíclico característico em decorrência da alteração do regime hidrológico e pluviométrico que ocasionou uma super concentração microbiológica ou ainda de alguma fonte poluente nas proximidades da mesma.
A população e turistas voltam a contar, em sua totalidade, com essa importante área de lazer e recreação em nossa cidade.
Balneabilidade
A balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, ou seja, contato direto e prolongado de pessoas com a água através de atividades como natação, mergulho, surfe, canoagem e etc. Na pratica dessas atividades existe a possibilidade de ingestão involuntária de água.
As praias e lagos são classificadas quanto à balneabilidade em duas categorias: PRÓPRIA (bandeira verde) e IMPRÓPRIA (bandeira vermelha) para banho.
A categoria própria para banho indica a boa qualidade sanitária das águas do mar ou lagos, não havendo riscos para o banhista. A categoria imprópria de uma praia ou lago indica baixa qualidade sanitária das águas e aumento do risco de contaminação do banhista, não sendo aconselhável o banho.