Escola Estadual Profa. Judith Sant'ana Diegues realiza palestra sobre a "Prevenção ao Suicídio".
Todos pela Vida!!!
Para marcar o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a Escola Estadual Profa. Judith Sant'ana Diegues, realizou (25/09) palestra ao alunos e teve como palestrante o Pr. Vagner Maia.
"Em 2019, trabalhamos com o conceito de que combater o estigma é salvar vidas. Tendo em vista a relação entre o óbito por suicídio e a presença de transtornos psiquiátricos, não podemos ignorar esta informação. O acompanhamento correto da doença mental de base é o primeiro passo para cessar a ideação e o comportamento suicida, que desaparece por completo após o tratamento adequado e multiprofissional" (Dr. Antônio Geraldo da Silva - Coord. Nac. da Campanha Setembro Amarelo)
O Setembro Amarelo é uma ação organizada nacionalmente pela Associação Brasileira de Psiquiatria ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina CFM, desde 2014, com objetivo de prevenir e reduzir os números de casos de suicídio que, segundo a ABP, são aproximadamente 12 mil casos todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo.
O tema da campanha de 2019 é "Combater ao estigma é salvar vidas".
A palestra teve uma parte dedicada aos professores e equipe pedagógica da escola que puderam esmiuçar bem o tema junto ao palestrante e outra destinada a todos os alunos na quadra da escola.
O palestrante é idealizador do Projeto EPV (Escolhe Pois a Vida), Capacitado em Suicidologia (Instituto Integra), Capelão Voluntário na Associação dos PMs Cristãos e Jurado na ASEC (Associação dos Editores Cristãos).
A palestra aos alunos ocorreu de forma muito animada e divertida e contagiou aos que puderam desfrutar das informações apresentadas.
Uma informação que serviu de muito reflexão a todos foi o fato de que os profissionais de mais são vítimas do suicídios sãos os médicos e os policiais.
O palestrante faz sempre questão de enfatizar:
"SE HÁ VIDA, HÁ UMA CHANCE!
Em determinados momentos da minha vida, pensei que não resistiria, mas resisti! Não importa o que você está passando, se há vida, há uma chance de mudar!
O CVV (Centro de Valorização da Vida) disponibiliza o telefone 188 em todo o Brasil, 24 horas, todos os dias da semana e a ligação é gratuita. Ligue e converse, pois, VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO (A)!!!"