Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / CitVale - Centro de Inovação Tecnológica será implantado no Vale do Ribeira.

CitVale - Centro de Inovação Tecnológica será implantado no Vale do Ribeira.

Evento de lançamento do projeto aconteceu nesta terça-feira (18) em Registro/SP.

   

   

INOVAÇÕES NO VALE

   

   

   

CMIC, 20/06/19 - Na noite da última terça-feira (18), foi realizado o evento de lançamento do Centro de Inovação Tecnológica do Vale do Ribeira – CitVale. O projeto foi idealizado pela professora do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Registro, Ronise Suzuki de Oliveira, e pelo diretor do campus, Walter Varella.

“O Centro de Tecnologia tem importância na fixação dos talentos que são formados pelas instituições de ensino e nas diversas possibilidades de criação de novas empresas de tecnologia, além de atrair investimentos de empresas de base tecnológica”. (Walter Varella)
O CitVale foi desenvolvido para ter a função de incentivar e facilitar a conexão entre empresas consolidas, empreendedores e profissionais qualificados, com o objetivo de criar soluções conjuntas para demandas e problemas de organizações, através de parcerias, reduzindo custos e aumentando o retorno das soluções criadas.

De acordo com Walter Varella, o CitVale foi planejado com o objetivo de desenvolver tecnologicamente o Vale do Ribeira, com oportunidades para a atração de novos negócios, criação de empresas, geração de renda e o fortalecimento de uma economia circular.

O Centro de Inovação foi desenvolvido através de parcerias com instituições de ensino da região, apoio do poder público e da sociedade em geral. De acordo com o projeto, o objetivo é ser um centro integrador entre pesquisa, empresas e poder público do Vale do Ribeira, almejando ser referência em sustentabilidade do desenvolvimento socioeconômico da região, com foco no fomento da inovação tecnológica no empreendedorismo.

O Prefeito de Registro, Gilson Fantin, destacou a importância do Centro de Inovação Tecnológica no Vale do Ribeira e ressaltou que “começamos a notar que os empregos estão sofrendo um impacto fulminante! Daqui a 5 anos, muitas profissões que estão atuando hoje, não existirão mais e nós vamos precisar oferecer alternativas para a população. Este parque tecnológica foi de longe a melhor ideia que tivemos para gerar emprego e renda”.

No Centro serão criadas soluções sistemáticas em um ambiente que proporcione empresas inovadoras, o CitVale será um espaço de integração e compartilhamento de conhecimento, tecnologia e inovação criado para estimular o desenvolvimento de empresas de base tecnológica. 

De acordo com o projeto, o Centro de Inovação Tecnológica será construído por instituições parceiras e gerido por recursos humanos próprios, que compõem o seu comitê gestor. Os principais parceiros locais e atores, terão cadeiras no conselho de administração e conselho fiscal do CitVale.

O local será multissetorial e incentivará inovações tecnológicas em cinco eixos principais, que representam as principais vocações de desenvolvimento no Vale do Ribeira: agropecuária, alimentos, logística, saúde e biomas, bioeconomia e turismo, além de desenvolver ações para o fortalecimento da cultura do empreendedorismo inovador.

“Apresentar este Projeto do Centro de Inovação Tecnológica é uma grande satisfação para nós, foi uma jornada que já dura mais de 5 anos. É um processo de convencimento e de acreditação que o Vale do Ribeira pode ser tecnológico, então somos todos a favor da inovação”. (Profa. Ronise Suzuki de Oliveira)

Além disso, a instituição priorizará o desenvolvimento de tecnologias que aprimoram o uso sustentável de recursos naturais e se apoiam no uso da tecnologia da informação e das tecnologias de manufatura e automação.

O conceito arquitetônico do projeto segue parâmetros de edificações sustentáveis e terá infraestrutura individual e compartilhada, consultorias em diversas áreas, cursos e capacitações, rede de networking, apoio de captação de recursos e suporte em atividades de inovação e empreendedorismo, em uma infraestrutura que também contará com auditório, laboratório de prototipagem, praça de alimentação e midiateca.

O município de Registro foi escolhido para sediar o CitVale na região por estar em um local estratégico, possibilitando o fortalecimento futuro de uma rede de negócios e inovação entre Registro e as cidades que são referências em inovação tecnológica e desenvolvimento social e econômico, colocando o Vale do Ribeira na rota da inovação tecnológica brasileira.

Todas as instituições parceiras promovem, por meio de cursos, oficinas e treinamentos abertos à comunidade interna e externa, a formação de pessoas com foco no empreendedorismo e inovação.

Instituições parceiras: Instituto Federal – Campus Registro/SP, UNESP, Secretária de Desenvolvimento Econômica, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo, Sesi, Senai, Consaúde, Codivar, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Codivar, Sebrae, Senac, Federal Invest, Unisep, Etec Centro Paula Souza – Pólo Registro, Sabesp, Delegacia Regional de Saúde e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).

Estiveram presentes no evento os autoridades e parceiros locais do projeto, como o Prefeito Municipal de Registro, Gilson Fantin, o gerente adjunto do Sesc, Ricardo Silvestre, Diretor do Núcleo de Inovação do Instituto Federal, Dalton Ozaki, Robert Gabriel Santos, diretor do Senac, Diretor Administrativo da Etec de Registro, Kleber Lemos, o presidente da Aciar, Daniel Muniz de Paula, presidente da Ação, Aurea Muller, presidente da Afifa, Lemos Bertoli, o Prefeito de Pedro de Toledo, Eleaze Muniz, o diretor do Senac, Carlos Alberto, secretário Municipal de Cultura, Carlos Alberto, coordenador da Unisep Luis Varguinhos, proprietário do Registro Diário, Fagner Vieira, ex-secretária Municipal de Assistência Social, Ademilda.

 

Historia do projeto

 

O projeto teve início no ano de 2015, pela Professora do IFSP, Ronise Suzuki de Oliveira e pelo Diretor do Campus do IFSP em Registro/SP, Walter Varella, com o objetivo de reter os talentos profissionais do Vale do Ribeira, além de desenvolver a região, gerando emprego e renda, com o conceito de desenvolvimento, aliado a ciência, tecnologia, cultura e a natureza.

Implantar uma plataforma de desenvolvimento do Vale do Ribeira tem o intuito de gerar novos negócios com foco na inovação do conhecimento, valorizando o potencial das pesquisas de negócios realizados na região e fortalecer os processos produtivos locais, por meio da inovação tecnológica.

Os idealizadores pediram apoio à Prefeitura Municipal de Registro, através do prefeito Gilson Fantin, que solicitou a primeira versão do projeto do instituto tecnológico para ser apresentado à Secretária de Desenvolvimento Econômica, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo, que precisou ser ajustado para atender as demandas técnicas.

A Prefeitura Municipal doou uma área de 43.000 m2 ao projeto, no Bairro Agrochá, ao lado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-IFSP e da Universidade Estadual de São Paulo-UNESP, para a construção do CItVale.

De acordo com Ronise Suzuki, foi feito todo o protocolo para cadastrar no sistema paulista, com estudo de viabilidade tecnoeconômica do Vale do Ribeira, com embasamento legal para justificar o desenvolvimento das empresas na região.

No final de 2016, o Projeto do Centro Tecnológico foi apresentado em reunião com todos os Prefeitos que integram o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira (Codivar) para conhecimento e apoio oficial do colegiado o que culminou com a apresentação de uma Moção de Apoio a iniciativa, por representar benefícios para todos os municípios da região.

Em 2017, com o objetivo de acompanhar a viabilidade do Centro, foi criado o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), e isso potencializou os trâmites para a implantação do Centro de Inovação no Vale do Ribeira avançou, tendo o Conselho representantes do IFSP, UNESP, ETEC-Registro, SENAC-Registro, SEBRAE-SP, Empresas de Base Tecnológica da região, FIESP, UNISEPE e Prefeitura Municipal de Registro.

Em 2018 foi assinado um convênio com a Secretária de Desenvolvimento Econômica, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo para a liberação de um recurso no valor de R$ 200.000,000 para realizar o Estudo de Mapeamento Tecnológico do Sistema Local do Centro.

Foram realizadas visitas em outros Centros Tecnológicos do Brasil, a fim de definir o perfil do Centro de Tecnologia do Vale do Ribeira. Os idealizadores conheceram diversos sistemas tecnológicos e o fomento de outras instituições brasileiras, valorizando a importância de incentivar a cultura do empreendedorismo inovador e criaram um próprio para a região.

   

Compras

CIP

Sessão 'AO VIVO' - 3ª Feira

Sugestões aos Vereadores

Pesquisa de Opinião: (30 votos)

A sua residência em nossa cidade já possui calçada em frente ao imóvel?

Resultados

  • SIm.: 13
  • Não.: 10
  • Não farei.: 2
  • Não (sem guia na rua).: 5
  • Estou providenciando.: 1
spinner
Total de votos: 31
Tutoriais do Site

SAPL

SAPL

Site Oficial