Câmara Municipal adota e incentiva medidas para melhorar a eficiência em suas atividades administrativas e parlamentares.
Economia e Sustentabilidade
CMIC, 25/06/21 - A Câmara Municipal de Ilha Comprida está adotando medidas no sentido de melhorar a utilização dos recursos materiais e de equipamentos disponibilizados aos funcionários e Vereadores para aprimorar o desempenho de seus trabalhos e ainda promover a economicidade de tais recursos.
Inicialmente houve a centralização dos serviços de impressão em uma impressora central com melhor qualidade e eficiência no número de cópias, com o intuito de gerar economia na quantidade de folhas gastas, na quantidade de suprimentos para as impressoras e consequentemente a diminuição no consumo de energia haja vista que somente uma impressora permanecerá ligada durante o expediente.
Nesta linha de atuação, estão previstas o incentivo:
- da reutilização das folhas com impressões borradas ou com imprecisões como bloco de rascunho;
- da utilização de copos de vidro ou louça para o cafezinho ou água, evitando a utilização de copos descartáveis;
- do acendimento das luzes das salas somente quando estiverem presentes nela, evitando que luzes iluminem os ambientes sem ninguém estar presente;
- do uso do ar condicionado (no verão) somente a partir de determinada temperatura, para evitar que mesmo em temperaturas mais amenas, por hábito, o ar seja ligado.
Além disso, serão iniciados estudos para captação de água da chuva para uso em atividades de limpeza e afins e a instalação de painéis solares para a redução no pagamento da energia elétrica. Certamente estas novas iniciativas são muito desafiadoras e exigem de todos a proatividade pois envolvem hábitos e processos que já estão arraigados em todos mas que certamente trarão benefícios econômicos, ambientais e de gestão pública.