Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Prefeitura anuncia ações de limpeza das praias, instalação da escultura da baleia no Viaréggio e campanha "Compartilhe Boas Ideias".

A Divisão de Meio Ambiente é a responsável por estas iniciativas que fazem parte das atividades em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece no próximo 05 de junho.

Sustentabilidade

CMIC, 27/05/21 - Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o município anuncia uma série de ações para o mês de junho, em parceria com ongs, associações e projetos ambientais do município. Entre os dias 1 e 4/06, integrantes do Projeto Guadu – Guardiões das Dunas farão ações de  limpeza das praias e colocação de placas ambientais na área Sul.

No sábado 05/06, a SOS Pinguim, a União de Balneários da Ilha Comprida Viaréggio e adjacências (UBIC) instalarão a escultura de baleia (para recolhimento de recicláveis) ao lado do Quiosque da Jurema, no  Balneário Viaréggio.

A Divisão Municipal de Meio Ambiente da ilha Comprida (DMAIC) também anuncia a Campanha “Compartilhe Boas Ideias” para o engajamento da população em boas práticas de conservação ambiental. Se você tem alguma prática ambiental que quer compartilhar e compor um painel de ideias (posteriormente disponibilizado no Site da PMIC) encaminhe sua sugestão, receita, ideia, fotos no inbox dFacebook "Cidade de Ilha Comprida"A DMAIC também divulgará as práticas ambientais para o dia a dia sustentável.

"É muito importante o engajamento da comunidade nas ações ambientais para que as boas práticas e experiências possam se multiplicar ." (Daniela Peitl, Div. de Meio Ambiente da PMIC)

Entre as ações da Semana do meio Ambiente está a instalação (05/06) da escultura de uma baleia feita pelo artista plástico Félix em estrutura de ferro galvanizado (com tratamento contra ferrugem) e materiais recicláveis (instalada às 9h, ao lado do quiosque da Jurema,  no Balneário Viaréggio). Essa escultura é resultado da parceria entre a ONG SOS Pinguim e a União de Balneários da Ilha Comprida Viaréggio e adjacências (UBIC) e tem o objetivo de conscientizar moradores e visitantes sobre a importância da limpeza das praias

O Técnico Ambiental e Florestal, presidente da SOS Pinguim, Cristian Negrão, anunciou também no Viaréggio a instalação de cinzeiros ambientais para a coleta de bitucas, um tambor para recolhimento de tampinhas de garrafas e lacres de latas de cerveja (para troca por cadeiras de roda) e também a instalação recipiente para a coleta de óleo de cozinha usado.

“Queremos alertar para o impacto direto do lançamento de lixo no Meio Ambiente e na morte de animais marinhos.” (Cristian Negrão - Pres. SOS Pinguim)

Em outra ação ambiental, a coordenadora dos grupos de artesanato do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Darci Pupo, anuncia a  instalação de placas de conscientização ambiental nas entradas das praias da área Sul, confeccionadas pelos artesãos do município, a partir de materiais encontrados nas praias.

No Juruvaúva, integrantes do Projeto Guadu (Guardiões das Dunas), realizarão de 1 a 4 de junho, a limpeza aproximadamente de 17  km de praias do lado sul da cidade. Cada integrante receberá sacos de lixo e limpará a praia em frente sua casa. Na sexta-feira (04/06) haverá limpeza e colocação de placas na Barra do Teodoro e no sábado (05/06), a população pode acompanhar pelo Facebook "Cidade de Ilha Comprida" a exposição virtual "Arte que veio do Mar" instalada na horta comunitária do Juruvaúva.

Fonte: Site da PMIC (adaptado)