Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Meu INSS: Calculadora da Previdência permite saber quanto tempo falta para a sua aposentadoria.

Calcule quanto ainda lhe falta, antes que as regras mudem.

Saiba quanto tempo ainda

falta para a sua aposentadoria.

CMIC, 22/11/18 - No início deste ano, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu mais um passo na desburocratização de processos, que promete facilitar a vida dos segurados. Já está disponível no site Meu INSS uma calculadora que simula o tempo de contribuição (no ícone Simulação de Tempo de Contribuição) e diz se o trabalhador já tem tempo para pedir a aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição.

A novidade é que, a partir de agora, todo o período contributivo do segurado é mostrado de forma automática. Antes, o trabalhador tinha que, com todas as carteiras de trabalho em mãos, inserir os períodos de contribuição, para somente depois, o portal informar o tempo total de contribuição. Para ter acesso ao serviço, o segurado deve realizar um cadastro simples indicado passo a passo mais abaixo.

Depois desse processo, o segurado já pode conferir, na tela, todo o tempo de contribuição, com detalhes específicos como empresa, e o tempo trabalhado, em anos, meses e dias. A calculadora também informa para o trabalhador quantos pontos ele tem para conseguir a aposentadoria por tempo de contribuição, levando em conta a fórmula 85/95 — em que a soma de idade e do tempo de contribuição deve dar 85 (mulheres) ou 95 (homens) — para que seja concedida a aposentadoria integral.

Vale ressaltar que esta simulação funciona apenas como um primeiro ‘indício’, como destaca o INSS, do direito, pois o segurado, ao visualizar a suposta possibilidade de pedir a aposentadoria, entrará em contato com o INSS para saber se, de fato pode receber o benefício.

Também é importante esclarecer que, se no resultado da simulação for informado que há ‘Vínculo com Pendência’, o segurado não precisa ir imediatamente a uma agência corrigir, uma vez que o vínculo já consta no cadastro do INSS e a análise da pendência já será tratada quando o segurado fizer o pedido de um benefício.

O ‘Meu INSS’ é uma central de serviços que permite fazer agendamentos e realizar consultas. O segurado acessa e acompanha todas as informações da sua vida laboral (ou seja, sua história de trabalho) como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.

Meu INSS – Primeiro acesso passo a passo

Aprenda o passo a passo do primeiro acesso a seguir:

1. Clique e acesse o Meu INSS;

2 . Clique em “Entrar”, localizado no canto direito superior da página;

INSS1.png

Tela inicial

3. Clique em “Login” na caixa que será aberta;

INSS2.png

Botão login na tela inicial

4. Abrirá uma janela pedindo CPF e Senha, caso já tenha o cadastro entre com os seus dados. Se não tiver cadastro, clique em “Primeiro Acesso” e continue acompanhando o nosso passo a passo;

INSS3.png

Tela de primeiro acesso

5. Abrirá uma nova tela com 3 opções. Você deve clicar em “Cadastre-se”;

INSS4.png

Botão cadastre-se

6. Na próxima tela, você vai preencher seus dados pessoais, como CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, entre outros e clicar em “Próximo”;

INSS5.png

Tela de cadastro

7. Podem ser pedidas informações sobre datas e dados sobre seu último emprego de carteira assinada e de possíveis benefícios. Se forem pedidos, marque as opções que correspondem ao seu caso e clique em “Próxima”;

INSS6.png

Tela de confirmação de dados

8. Será gerada a sua Senha Inicial, que será utilizada para acessar o portal. Anote a senha e clique em “Meu INSS“;

INSS7.png

Tela da senha inicial

9. Na tela de acesso que abriu, preencha com seu CPF e a senha inicial recebida anteriormente, clique em “Não sou um robô” e depois em “Entrar”;

INSS8.png

Tela de acesso

10. Abrirá outra tela, agora para cadastrar a sua nova senha. Digite a sua senha atual, depois digite nova senha com as instruções abaixo do formulário e clique em “Alterar Senha“;

DICA: tente não colocar senhas óbvias, como datas de nascimento, sequências de números e nomes. Ah! E lembre-se de guardar/anotar a senha cadastrada no sistema! Você só será capaz de acessar o portal com ela.

INSS9.png

Tela de cadastro de nova senha

11. Abrirá uma tela pedindo autorização de acesso ao seu CPFNIT e Nome Completo. Clique em “Autorizo“;

INSS10.png

Tela de autorização

12. Agora você já tem acesso ao portal! Seu nome vai aparecer no canto direito superior do site.

INSS11.png

Acesso realizado!

Pronto! Você realizou o primeiro acesso no Meu INSS

Se você seguiu todos os passos até aqui, agora você já tem o cadastro! Acesse todas as suas informações da Previdência Social num lugar só, com praticidade e segurança dentro do portal de forma online.

Em caso de qualquer dúvida, pode ligar no telefone 135, o canal de atendimento da Previdência Social ou acessar o site oficial clicando aqui.