Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Carreta da Mamografia realiza exames gratuitos em Ilha Comprida.

Carreta da Mamografia realiza exames gratuitos em Ilha Comprida.

Atendimentos começam nesta segunda-feira (06) e seguem até o próximo dia 18/01, em frente ao Espaço Cultural Plínio Marcos. Mulheres acima de 50 anos não precisam levar pedido médico.

PROGRAMA "MULHERES DE PEITO"

CMIC, 04/01/20 - As mulheres da cidade de Ilha Comprida vão poder fazer o exame de mamografia de forma gratuita, sem pedido médico, a partir desta segunda-feira (06/01).

A carreta da mamografia vai atender até o próximo dia 18. Mulheres com mais de 50 anos não precisam de pedido médico, já as mais jovens, de 35 a 49 anos são obrigadas a levar o pedido médico, que pode ser emitido tanto pela rede pública quanto por médicos particulares.

Os atendimentos vão ser realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e no sábado, das 9h às 13h. Para todos os casos, as mulheres devem apresentar o RG e o cartão do SUS.

A iniciativa da Secretaria de Saúde tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem os procedimentos através do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado de São Paulo.

“A mamografia é um exame que realmente dá essa noção do câncer antes mesmo dele aumentar, de ficar em um tamanho que é mais difícil tratar” (Paloma Nunes, Sup. do HC).

O resultado do procedimento sai em até 48 horas após a realização do exame. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço de Secretaria Estadual que emite laudos à distância na capital paulista.

As mulheres também podem agendar exames de mamografia pelo telefone 0800 779 0000, pelo Programa de Prevenção da Saúde. Os procedimentos são marcados via central de vagas estaduais em mais de 200 serviços espalhados pelo estado. Para as mulheres dentro da faixa etária do programa, de 50 a 69 anos, também não há a necessidade de pedido médico.

Caso seja detectado algum problema, seja nos exames realizados nas carretas ou nos agendados via 0800, as mulheres são encaminhadas para acompanhamento e tratamento em um hospital de referência da rede estadual.

Resumo: Carreta da mamografia

Quando: de 06 a 18 de janeiro de 2020.

Horário: se segunda a sexta-feira (10), das 9h à 18h, e no sábado (18), das 9h às 13h.

Onde: em frente ao Espaço Cultural Plínio Marcos, no Bal. Adriana.

Quanto: gratuito

Informações: (13) 3842-7000 ou 0800 779 0000 (Programa de Prevenção da Saúde)