Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / A única raça que existe é a humana. E ela não é separada por cor.

A única raça que existe é a humana. E ela não é separada por cor.

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra.

Direitos iguais!!!

CMIC, 20/11/18 - Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro e muitos municípios adotam, em homenagem, essa data como feriado municipal. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

movimento negro no Brasil corresponde a uma série de movimentos realizados por pessoas que lutam contra o racismo e por direitos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu primeiro artigo, diz que "todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos…".

Movimentos sociais expressivos envolvendo grupos negros perpassam toda a história do Brasil. Contudo, até a abolição da escravatura em 1888, estes movimentos eram quase sempre clandestinos e de caráter específico, posto que seu principal objetivo era a libertação dos negros cativos. Visto que os escravos eram tratados como propriedade privada, fugas e insurreições, além de causarem prejuízos econômicos, ameaçavam a ordem vigente e tornavam-se objeto de violência e repressão não somente por parte da classe senhorial, mas também do próprio Estado e seus agentes.

Fonte: Wikipedia